NÚMERO 29, Jan. Jul., 2018

 ENSAIOS

1 Da máscara à face estetizante: delicados biografemas de Ana C.
Rodrigo Costa Araújo
Resumo: O objetivo desse ensaio curto é analisar a poesia de Ana Cristina Cesar (1952-1983) pela perspectiva do biografema. O biografema é uma livre-produção textual na medida em que não deriva de significado (como a biografia), mas, prioriza imagens, cenas, gestos, fragmentos textuais, pulsões, operando significâncias. O biografema não dispensa a biografia - usa-a, desmembra-a, desgasta-a. 
Palavras-chave: Poesia. Escritura. Biografem. Ana Cristina Cesar
DOI: 10.26893/RMv.15n29/9-24/2019
2 O espiritual e o pragmático 
Abah Andrade  
 Resumo: Neste ensaio, o autor propõe ao leitor a elaboração de um problema, mas deixa em aberto qualquer tentativa de solução. Estimula-o a pensar por meio do questionamento que chamamos de realidade e de história pode ser também uma ficção.
Palavras-chave: Símbolo. História. Espiritual. Pragmático. Voegelin
DOI: 10.26893/RMv.15n29/25-32/2019
3 Novos lugares e olhares de memória: (re)pensando o papel do documentário
Felipe Campo Dall’orto 
Resumo: O presente artigo se propõe a analisar a importância do documentário para a construção de memórias sociais, debatendo assim, o seu papel como uma ferramenta de comunicação, ao mesmo tempo, que assume o lugar de ‘armazenador’ da memória. A memória sendo entendida como um fenômeno social, fluido, que contribui para a construção de significados individuais e coletivos. Dessa forma, documentário e memória se apropriam dos avanços tecnológicos para construir e armazenar histórias e narrativas a partir das recordações. Realizou-se uma pesquisa exploratória, a partir de um levantamento bibliográfico, aplicando o método indutivo para atingir o objetivo proposto.
Palavras-chave: Memória. Documentário. Novas tecnologias
DOI: 10.26893/RMv.15n29/33-46/2019
4 O humanismo d’o vagabundo: a filosofia sartreana e o cinema chapliniano
Rafael Cossett
Resumo: Este ensaio objetiva traçar uma aproximação entre conceitos da filosofia sartriana e temas chaplinianos, personificados em Carlitos. Para tanto, analisamos as trajetórias do filósofo francês Jean-Paul Sartre e do cineasta britânico Charles “Charlie” Chaplin, a fim de isolar os principais conceitos e temas de suas obras. Em sequência, empregamos como corpus o filme Luzes da cidade, lançado em 1931, para estreitar a relação entre a filosofia existencialista e os temas que Chaplin desenvolve por meio de seu célebre personagem. Esta pesquisa pretende tomar a filosofia existencialista em seu viés mais otimista e, por isso, evitamos estereótipos que circulam por meio do senso comum e apontamos de que forma essa filosofia pode ser compreendida como defensora da liberdade absoluta, o que, em consequência, diz respeito a uma grande responsabilidade.
Palavras-chave: Existencialismo. Sartre. Chaplin.
DOI: 10.26893/RMv.15n29/47-62B/2019
ARTIGOS TEÓRICOS

5 Components of defiance at local level in land conflicts in Mozambique
Marcio Pessôa 
Resumo: Este artigo destaca a configuração da contestação em nível local em Moçambique através da descrição etnográfica de uma das audiências públicas sobre o plano diretor do ProSAVANA no primeiro semestre de 2015. O texto inclui narrativas e comportamentos de integrantes de organizações da sociedade civil, pequenos agricultores e agentes do governo moçambicano. Contextualiza brevemente o Pro- SAVANA e observa a audiência pública que mostrou o maior nível de contestação contra o programa, deixando claro os contrastes entre o que o governo ofereceu aos camponeses, como as organizações da sociedade civil reagiram ao que foi oferecido e o que os agricultores queriam. O artigo possibilita melhor compreensão sobre o que são questões reais e questões periféricas para as comunidades de pequenos agricultores em Moçambique e como os pequenos agricultores conseguiram superar imensas barreiras de poder para expor suas questões reais.
Palavras-chave: ProSAVANA; Moçambique; Sociedade Civil
DOI: 10.26893/RMv.15n29/63-78/2019
6 A teoria da norma jurídica e o problema das normas permissivas: reflexões com enfoque no discurso normativo de Tércio Sampaio Ferraz Jr.
Luiz Carlos de Assis Junior 
Resumo: Investiga-se a norma jurídica nas teorias imperativista e pragmática, com destaque para o problema das normas permissivas. Utiliza-se o método comparativo entre aquelas duas teorias. Destaca-se as contribuições da teoria pragmática da norma jurídica e a forma que ela adéqua a estrutura da norma permissiva ao caráter imperativo do direito ao impor uma relação simétrica entre comunicador e endereçado normativo. Verifica-se que o direito deve conter as normas permissivas ou o discurso normativo não estaria completo, pois, o direito reduzido a comandos de obrigação e permissão é irracional. Conclui-se que a existência de normas jurídicas permissivas é necessária para sobrevida de qualquer ordem jurídica, não sendo possível comandar toda situação fática, sendo necessário permitir que algumas simplesmente aconteçam.
Palavras chave: Norma jurídica. Teoria imperativista. Teoria pragmática.
DOI: 10.26893/RMv.15n29/79-106/2019
ARTIGOS DE ANÁLISE
7 Análise quali-quantitativa e nível de adequação da arborização em três praças públicas no município de Teixeira de Freitas, BA
Joana Farias dos Santos
Paulo de Tarso de Jesus Freitas
Resumo: Realizou-se uma análise quali-quantitativa da arborização de três principais praças públicas no município de Teixeira de Freitas, BA, avaliando se tais árvores são adequadas para plantio nesses espaços. As três praças foram: Praça dos Leões (Praça 1), Praça da Bíblia (Praça 2) e Praça da Prefeitura( Praça 3). Encontrou-se 90 indivíduos, distribuídos em 17 espécies, 15 gêneros e 08 famílias botânicas. As famílias botânicas mais representativas foram: Fabaceae, Bignoniaceae e Moraceae. As espécies exóticas totalizaram 76,48% e nativas 23,52%. A maior média para altura (12 m) e CAP (137 cm). 62,2% indivíduos estavam saudáveis e 37,8% apresentaram sinais de ataques de pragas e organismos patogênicos. 96, 7 % possuíam injúrias mecânicas e sinais de poda; e 3,3% sem injúria e sinais de poda. Encontrou-se espécies consideradas inadequadas: Ficus benjamina, Senna siamea, Samanea tubulosa, Delonix regia. Evidencia-se a necessidade de um adequado planejamento da arborização urbana nas praças públicas em estudo.
Palavras-chave: Composição florística. Fitossanidade. Injúria mecânica
DOI: 10.26893/RMv.15n29/107-122a/2019
8 Nota sobre a alimentação da Pirambeba Serrasalmus Brandti (Lütken, 1875) (Actinopterygii: Serrasalmidae) no estado da Bahia, região nordeste do Brasil
Paulo Roberto Duarte Lopes
Jailza Tavares de Oliveira-Silva

Resumo: A alimentação de 183 indivíduos da pirambeba Serrasalmus brandti (Lütken, 1875) (Actinopterygii: Serrasalmidae) no estado da Bahia, região nordeste do Brasil) foi analisada.
Palavras-chave: Dieta. Água doc. Predador. Serrasalmus brandtii
DOI: 10.26893/RMv.15n29/123-130/2019
 ARTIGO DE OPINIÃO

9 Ruanda, genocídio de 1994: palco de traumas e feridas, mas também de esperanças no presente e no futuro
 Valci Vieira dos Santos 
Resumo: Ruanda, país africano, vítima de um dos maiores genocídios da história recente da humanidade, voltou a conviver, depois de 25 anos, com as lembranças de um massacre que dizimou quase um milhão de pessoas. Para discorrer sobre os fatos que marcaram a vida do povo ruandês, fizemos uso de informações históricas, documentários e jornais televisivos sobre o ocorrido, em cujo bojo se acham fragmentos de entrevistas esclarecedoras daqueles tempos sombrios, cujas barbáries ainda se mantêm vivas nas mentes de suas gerações.
Palavras-chave: Ruanda. Genocídio. Barbáries
DOI: 10.26893/RMv.15n29/131-138/2019
RESENHA LITERÁRIA

22 Pretextos, textos, contextos em desarrumação: o abissal sentir-se em Palavrares
Joel Cardoso

DOI: 10.26893/RMv.15n29/139-142/2019