INSTRUÇÕES PARA  PUBLICAÇÃO

1 Formatação:
 a) papel A4 (210 x 297mm;
b) espaçamento 1,5;
c) fonte: Times New Roman, tamanho 12;
d) margens: 3 cm superior e esquerda e 2 cm inferior e direita;
e) os parágrafos devem ter recuos de 1,5 mm; 
f) títulos e subtítulos das seções não devem ser numerados.   
2 Folha de rosto
Deve ser alinhada à esquerda, deve constar:
a) título (e subtítulo) do texto; 
b) nome(s) do(s) autor(es);
c) credenciais (apenas a maior titulação) e instituição a que se vincula;
d) e-mail;
[Ver modelo]
3 Estrutura
Os textos encaminhados para submissão devem conter:
- Resumo/Abstract: artigos e ensaios deverão apresentar obrigatoriamente o resumo na língua em que foi escrita e em inglês (abstract), com, no máximo, 150 palavras, seguido de três palavras-chave, em ambas as línguas. Se o texto estiver em língua inglesa, o autor apresentará também o resumo em língua portuguesa. O abstract deve ser devidamente revisado por profissional da área para não comprometer a indexação da Revista. Quanto às resenhas, prioridade será dada à atualidade das resenhas. Resenha de obra com mais de 24 meses pode ser aprovada, mas não é incentivada. 
- Introdução: descrever a contextualização (resumida em até dois parágrafos), a justificativa, o objetivo geral e referenciais teóricos que embasam o estudo (sem o uso de citações neste tópico);
- Revisão de literatura/descrição do estado da arte/Fundamentação teórica: Descrever a modalidade de revisão de acordo com o objeto investigado (Revisão integrativa, Sistemática, Narrativa etc.). Exceção para ensaios e artigo de opinião
 - Metodologia: exposta de maneira objetiva e consistente, empregada na realização do estudo (tipo de pesquisa, método e técnica de coleta de dados etc.); 
- Resultados e Discussão (preferencialmente na mesma seção); 
- Conclusão; 
- Referências
De acordo com a NBR 6023:2002, da ABNT.
- Anexos e/ou Apêndices (se for o caso).
4 Quantidade de páginas:
a) artigo/ensaio: até 15 laudas, incluindo as ilustrações;
b) resenhas: 3 laudas para resenha descritiva e de 5 a 7 laudas para resenhas críticas;
c) artigos de opinião: de 3 a 5 laudas. 

5 Ilustrações 
Todas as ilustrações (figuras, gráficos, tabelas, fotografias etc.) devem ser apresentadas em arquivo separado, com boa resolução. No texto, os autores devem fazer as indicações dos locais em que as ilustrações serão incluídas, com os devidos títulos e a referência de sua autoria/fonte. Obs.: É imprescindível o envio das ilustrações em JPEG com resolução mínima de 300 DPIs.
6 Notas explicativas/ nota de rodapé
ser inseridas ao final do texto. Não use nota de rodapé para informar as credenciais/titulação do autor ou fazer referências a citações no corpo do texto. Notas de rodapé serviram apenas para informações adicionais ou explicativas.
7 Sistema de chamada
A Revista Mosaicum utiliza o sistema Autor/Ano de publicação (NBR 10520:2002). Informar número de página apenas se for citação direta), Não utilizar notas de rodapé para informar referências.
8 Referências
As referências devem conter todos os elementos essenciais do(s) autor(es) citado(s) e deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, de acordo com a NBR 6023:2002, da ABNT, sem numeração, com entrelinhamento simples e sem espaço entre uma e outra. Utilizar a expressão Referências e não Referências bibliográficas. 
9 Citações
As citações textuais devem seguir a NBR 10520:2002, da ABNT. 
10 Direitos autorais
 Os textos enviados para publicação são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que por eles respondem judicialmente. Os direitos, inclusive de tradução, são reservados. Será permitido citar parte do artigo ou do documento sem autorização dos autores, desde que citada a fonte. Para publicar em outra revista os autores deverão solicitar autorização aos editores da Revista.
11 Avaliação 
As colaborações serão submetidas à análise do Conselho Editorial, atendendo critérios de seleção de conteúdo e normas formais de editoração, sem identificação da autoria, para preservar isenção e neutralidade. Adota-se o sistema de avaliação anônima (blind review) para análise dos textos encaminhados para publicação, com pelo menos dois avaliadores (avaliação por pares). A Revista se reserva ao direito de não informar os motivos pelos quais os textos não foram aprovados pelo Conselho Editorial.
12 Aprovação ou não dos textos 
O prazo para resposta ao primeiro ou único autor do artigo/ ensaio ou resenha é de 90 dias contados da data do recebimento pela Revista Mosaicum. Os textos não aprovados não poderão ser submetidos outra vez para análise.
13 Uso/destaques de termos
termos e/ou expressões em inglês, francês, latim ou outro idioma devem ser destacados em itálico. Aspas devem ser usadas somente para citações diretas com menos de 3 (três) linhas e para expressões deslocadas do seu sentido literal. À exceção de apud, nunca use as expressões ibid, op cit. ou assemelhados no corpus do texto. 
14 Revisão 
Os textos devem apresentar linguagem objetiva, concisa, além de clareza e coesão. A Revista não se obriga a revisar textos que apresentem desvio da norma padrão, defeitos de argumentação e ideias confusas. Os textos devem se adequar à nova reforma ortográfica. Tanto o texto em português quanto o resumo em inglês devem seguir a norma culta padrão. Recomenda-se revisão linguística e gramatical por profissional competente antes da submissão. 
15 Publicação/Divulgação 
A Revista Mosaicum publica os texto no site: www.revistamosaicum.org 
16 Casos omissos
Os casos omissos às chamadas para publicação e diretrizes para autores serão definidos pelo Conselho Editorial.